Todos nós já passamos pela experiência de distinguir a Qualidade de uma coisa, de um estabelecimento ou de um profissional: Quando dizemos “aquele restaurante serve bem,” “aquela viagem foi péssima”, “esse hotel é horrível”, ”esse aparelho é muito bom”, ”esse livro é ótimo”. Na verdade nosso julgamento se baseia no nível de atendimento das nossas necessidades e expectativas: Se ele é alto, consideramos que a qualidade é boa; se é baixo; a qualidade é ruim.
Qualidade vem da palavra em latim Qualitate “Propriedade; atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras.” Em todo o mundo as empresas buscam adotar padrões de qualidade, como: qualidade total, que na verdade é a ampliação do conceito de qualidade e outros como ISO-9000, ABNT, DIN e tantas outras siglas representam conjuntos de normas e procedimentos. Em síntese, tem o objetivo de colocar no mercado produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes, portanto a qualidade é tudo que precisamos para crescer nas empresas. Qualidade em tudo. O que comemos; como dormimos; como nos relacionamos com os problemas em casa e no trabalho, tudo isto está ligado diretamente com a qualidade de vida que temos. No trabalho é sensível a percepção do profissional que está com problemas. Baixa produtividade, cansaço físico, esgotamento mental, e assim por diante. Como manter a qualidade em alta nos relacionamentos interpessoais, se a motivação é baixa? Como manter viva a Qualidade de Vida no Trabalho?
“Abre tu mente. Abra tua mente”
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