A ARMADURA DO GUERREIRO por Mazo Andrade Costa


Olá, bem vindo ao universo da motivação e sucesso. Hoje vamos falar sobre a “armadura do guerreiro”, uma metáfora para tratarmos de três palavras de uso comum nas relações pessoais e profissionais. Mas quais são estas palavras e o que elas significam?
Apresento-lhe as três palavras: OBJETIVO, META e FOCO.
Analisemos e apliquemos cada uma delas. No exemplo a seguir, desvendaremos seus significados. Para isso vou lhe contar uma breve história.

Um ex-funcionário público, após aposentar-se, decide abrir um negócio no ramo de cereais. O OBJETIVO dele é livrar-se do marasmo que se estabelece na vida do aposentado. Sua META é ganhar dinheiro suficiente para viver de forma mais confortável e poder viajar uma vez por ano. Seu FOCO é ganhar a clientela do bairro e logo desbancar os concorrentes existentes no local.

Analise o objetivo, a meta e o foco:

Será o objetivo fugir da ociosidade da aposentadoria? Será a meta ganhar dinheiro extra? Será o foco ganhar a clientela da concorrência?

Bem, ele resolveu seu desejo: fugir da mesmice de aposentado. Certo? Certo.
Criou uma meta que move milhões de pequenos empresários de qualquer ramo: ganhar dinheiro. Certo? Certo.
E por último focou na manutenção das duas medidas anteriores: a clientela fiel. Ou seja, um foco. Certo? Certo.

O dicionário da língua portuguesa Aurélio, da Ed. Nova Fronteira, diz:

OBJETIVO: Alvo, fim que se pretende atingir; ter por fim; pretender.
META: Ponto final, limite, alvo.
FOCO: Ponto de convergência.

No mundo empresarial precisamos nos preparar para usar esses pontos estruturais na busca do sucesso nosso de cada dia.

Analisemos: inicialmente o nosso empresário se dispôs apenas a fugir da ociosidade. Objetivo ou Meta? Nesse caso é objetivo. Ele tinha se aposentado e queria continuar a trabalhar. Mudar o rumo das coisas naquele momento era mudar o objetivo. Um novo objetivo para esta nova realidade em sua vida.

Porém, essa mudança não é trabalhar sem rendimentos, ou seja, sem lucros.
Então logo foi estabelecida uma meta: ter lucro. O lucro agora é uma motivação para prosseguir nesse projeto. Os rendimentos que frutificarão deste projeto servirão para investir em bens consumíveis, conforto e bem estar, quer dizer, carros, casa, iate, viagens, cruzeiros a cada ano de trabalho duro, etc.

Porém para realizar seu desejo, ele precisa de um ponto de convergência para manter o objetivo e a meta. Então ele direciona seu desejo na conquista dos clientes, pois é desta conquista que virá o tão pretendido lucro. É esta clientela que vai comprar seus produtos e proporcionar o lucro desejado.

Apenas objetivo e meta, não sustentariam seu projeto, porque sem o foco ele não tem como concretizar o objetivo e a meta. O foco dá direção à ação que deve ser tomada para que se atinjam objetivo e meta.

Em resumo: quem tem objetivo e meta precisa de um foco, logo, quem tem foco, tem objetivo e meta. Quem não estabelece objetivo, meta e foco, não consegue realizar seus projetos de forma organizada e coerente, ou seja, na guerra do mercado, revestir-se desta administração estrutural é vestir a “armadura do guerreiro.”

Use seus sonhos como objetivo. Use sua comunicação como meta para alcançar seus objetivos(sonhos).
Adquira um foco para garantir que seus sonhos se transformem em realidade na sua vida.

Saúde e Sucesso!

Mazo Andrade Costa


mestredosucesso.blogspot.com

mestredosucesso@gmail.com


Divulgue este artigo para um amigo na web por e-mail ou no face.

Importante: Está autorizada sua publicação em qualquer meio de comunicação, na íntegra ou em parte, cópias e microfilmagens para uso acadêmico, desde que mencionados o nome do autor e a sua fonte.



Mazo Andrade Costa é especialista em Oratória Dinâmica .*Palestrante*Gestor de QVT*Trader em Comercio Internacional * Poeta * Escritor *Jornalista * Apresentador e Diretor de TV *Autor dos DVD´s “Uma atitude que cura”(
Esgotado) e “Oratória a Chave do Sucesso( Esgotado) - (22) 992- 053 134 / 998 052 053